domingo, 23 de setembro de 2007

Broncoespasmo Induzido pelo Exercício (BIE)



O BIE é caracterizado por uma queda de 10 a 15% no fluxo expiratório máximo. Ocorre com a duração do exercício entre seis a oito minutos e intensidade de trabalho de aproximadamente dois terços do consumo máximo de oxigênio (freqüência cardíaca de 170 a 180/min para crianças). A resposta ao exercício aparece alguns minutos após cessado o esforço e se reverte após aproximadamente, 60 minutos. Na maioria dos indivíduos, o BIE consiste em uma única crise de rápido início e recuperação. Alguns podem desenvolver uma reação tardia (quatro a dez horas após o exercício).

Alguns estudos concordam que a atividade física pode melhorar a qualidade de vida do asmático mas em determinados casos os exercícios físicos são provocadores de broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) em 80 a 90% dos asmáticos. Porém, nem todas as atividades físicas geram este tipo de reação. Diferentes exercícios, em diferentes intensidades provocam diferentes magnitudes de crises.

Para identificar a presença do BIE, é ralizado o teste de Peak Flow (Pico de Fluxo Expiratório). O medidor do pico do fluxo avalia o fluxo de ar no momento da expiração, detectando se o0 indivíduo se encontra ou não em Broncoespasmo Induzido pelo Exercício. Por tanto, são necessárias orientações quanto ao tipo e intensidade das atividades físicas para se evitar o broncoespasmo induzido pelo exercício, em não asmáticos e principalmente em pessoas asmáticas.

Para realizar uma atividade física com segurança e eficiência, não esqueça, procure um Profissional de Educação Física.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei! E o tamnaho t� bom! Oa... CAd� meu treino?! gnd ab�

Unknown disse...

Diego! Já salvei aqui nos meus favoritos e vou ficar acessando! : ) Gostei do blog! Parabéns pela iniciativa.
bjs!!

Anônimo disse...

Diego... Parabéns pelo blog, está muito bem feito; fico feliz em saber que estais atuando na área.abração pra você e tudo de bom.

Unknown disse...

Aê Diegão! ficou muito bom! não tenho o teu numero preciso falar muito contigo. Abraços Robson